segunda-feira, agosto 23, 2010

ARAPIRACA É PIONEIRA NA AVALIAÇÃO FÍSICA DE ESCOLARES

O município de Arapiraca será pioneiro no contexto de avaliação física e funcional em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Em ação conjunta com curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus de Arapiraca e sob a orientação do professor-doutor Arnaldo Tenório, a Secretaria Municipal de Educação está inovando o modelo de Avaliação Antropométrica (antigo exame biométrico utilizado nas escolas).
As ações visam avaliar variáveis antropométricas (de pontos específicos do corpo humano) de escolares, visando, a partir dos resultados obtidos, sistematizar ações com enfoque na educação para a saúde e qualidade de vida.
Serão avaliados os jovens de ambos os sexos, matriculados em escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca.

Os trabalhos irão ocorrer duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres, em datas previamente agendadas e divulgadas nas escolas beneficiadas pelo projeto.
Cerca de sete mil escolares de faixa etária compreendida entre 9 e 14 anos participarão do estudo e serão acompanhados até o final do vínculo à rede municipal.
Foi realizada uma reunião com representantes da Ufal, Secretaria Municipal de Educação e Esportes, além de diretores das escolas beneficiadas para apresentação do projeto e definição das ações a serem efetivadas.

A coleta de dados servirá de diagnóstico e planejamento para um melhor controle físico, funcional e nutricional dos alunos que estão em fase de crescimento e maturação.

Nenhum comentário: